Caravana 43 de Ayotzinapa no Rio de Janeiro

aytzirioChegaram ao Brasil as mães, pais e colegas dos 43 de Ayotzinapa. A Caravana43 por Sudamerica começa sua jornada por São Paulo, depois partindo para Porto Alegre e por fim Rio de Janeiro nos dia 9, 10, 11 e 12 de Junho de Terça-feira até Sexta-feira da semana que vem.

A Caravana 43 Sudamérica é uma ação em solidariedade aos 43 estudantesda Escola Normal Rural de Ayotzinapa, que desapareceram de forma forçada no dia 26 de setembro de 2014, em Iguala, Guerrero, México. A Caravana tem como objetivos reivindicar que os estudantes sejam entregues com vida, que seja feita uma investigação independente sobre o caso e pressionar o Estado mexicano a dar respostas consistentes. O Estado mexicano encerrou as investigações, dando como mortos os estudantes. Porém, vários grupos de direitos humanos e pesquisas jornalísticas têm apontado falhas na investigação, bem como apresentado provas de que agentes policiais participaram do ataque.

Da indignação com essa situação e da necessidade de fortalecer as lutas das vítimas de violência de Estado em toda a América Latina, surge a Caravana 43. A iniciativa está sendo construída por grupos autônomos e apartidários pertencentes a três países (Argentina, Uruguai e Brasil) e sete cidades (Córdoba, Rosário, Buenos Aires, Montevideo, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro). No Rio de Janeiro, nós da Rede de Coletivos por Ayotzinapa/RJ estamos organizando a ação há alguns meses e gostaríamos de convidá-los a se solidarizar e compartilhar suas lutas e experiências junto aos parentes dos estudantes desaparecidos. PROGRAMAÇÃO ABAIXO

Dos dias que os familiares estarão no Rio colocamos abaixo a programação pública dos eventos. estaremos atualizando o post assim que mais informações sejam divulgadas. O CMI-Rio fará a transmissão ao vivo de todos os eventos que for pertinente, pelos links twitcasting.tv/cmirio e cmirio.tk/ao-vivo.

dia 9 junho, terça–feira

17h- Coletiva de imprensa Sindicato dos Jornalistas – Rua Evaristo da Veiga, n 16, 17º andar – Centro, Cinelândia

dia 10 junho, quarta-feira

17h – Coletiva de imprensa (imprensa credenciada) Museu da Maré – Avenida Maxwell, 26 – Maré, RJ

dia 11 junho, quinta-feira

Ato público e cultural – 15hs Aldeia Maracanã – Próximo ao Estádio Maracanã

dia 12 junho, sexta-feira

9h – Ato público Consulado do México – Rua Machado de Assis, 20 – Flamengo

13h – Debate sobre educação UERJ – 9º andar, auditório 91

18h – Ato público e cultural: despedida da caravana Cinelândia

Mais informações sobre o caso de Ayotzinapa:

Caravana 43 sudamerica

Vivos os levaram, vivos os queremos: 3 meses sem os 43 estudantes normalistas de Ayotzinapa! (26 de dezembro, 2014 )

 

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.