“Contra tudo e contra todos” – 10 anos de Chiquinha Gonzaga

chic19“Contra tudo e contra todos!”, foi assim que uma moradora da Ocupação sem-teto Chiquinha Gonzaga resumiu em partes, ontem (11/10/2014), a história da última década do edifício número 110, da Rua Barão de São Félix (RJ), ocupado por dezenas de famílias em 2004. Famílias que moravam na rua, em abrigos, sem conseguir pagar aluguel, distantes das oportunidades de trabalho, relegadas ao desemprego. Comemorar 10 anos desta história é afirmar a vitória contra todas estas opressões, afirmar o direito do trabalhador de morar no centro, ter direito a emprego, à casa, sem ser dominado pela especulação imobiliária e jogado às ruas.

chic11Com certeza não foi e não é uma história fácil e somente de alegrias. A construção do poder popular é diária, cotidiana e as violências contra o povo são imensas. Violências de todos os lados, desde o carro de polícia que estacionou em frente ao prédio, logo no primeiro dia de ocupação, às consequências da UPP no Morro da Providência. Apesar de todas as dificuldades, entretanto, o dia 11 de Outubro foi dia de celebrar as vitórias, o direito à moradia, à luta, a vida justa. No Sarau de aniversário de 10 anos, se apresentaram diversos grupos como a banda Corisco e Os Neguin q não se kala, a compositora Luceni, teve roda de capoeira, comida coletiva, exibição de filmes, entre outras atividades.

Parabéns à Ocupação Chiquinha Gonzaga! Que esta década se alongue e seus ensinamentos nos ajudem a construir a sociedade nova, justa e igualitária, que todos os dias buscamos.

chic14chic9

chic7chic5

chic1chic17

Fotos: Pamela Peregrino e Julia Bubel

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.