Outubro sem-teto: 10 anos de Chiquinha, 8 anos de Quilombo.

Outubro está chegando, lembrado agora por dois coletivos de sem-teto do Rio que comemorarão seus aniversários neste mês. Dia 11 de Outubro, a Ocupação sem-teto Chiquinha Gonzaga, localizada na Rua Barão de São Félix 110 (Central do Brasil, em frente ao Morro da Providência), abre suas portas para o seu sarau de aniversário. Em 2014 ela comemora 10 anos de resistência, enfrentando as maiores dificuldades e opressões que um coletivo pode encarar. A Chiquinha foi a primeira ocupação, organizada na época pela FLP (Frente de Luta Popular) e CMP (Central dos Movimentos Populares), de um grupo de ocupações que surgiram no centro da cidade defendendo o poder popular, organizadas de modo autogestionário, sem diretoria, sem chefes, através de assembleias, mutirões e comissões de trabalho.1937479_313864915462827_9035389837923616849_n

A Ocupação Quilombo das Guerreiras, nascida em 2006, dois anos depois da Chiquinha e com o apoio direto de seus moradores, que participaram do processo de ocupação da Quilombo e acamparam por 1 mês em frente ao prédio ocupado na Avenida Francisco Bicalho, também fará suas comemorações de 8 anos. Pela primeira vez, a celebração não será feita dentro do prédio que ocuparam, pois todos os moradores foram despejados deste no início deste ano para que a especulação imobiliária colocasse suas garras na região do Porto.

q2No entanto, mesmo fora do seu prédio e sem receber moradia do governo, o coletivo de moradores da Quilombo continua organizado e ativo, fazendo reuniões e atividades. No dia 12 de Outubro fará um churrasco e karaokê de aniversário, lembrando a sua história, fortalecendo os laços entre moradores e apoios, e avisando ao Estado que o coletivo continua na luta por casa, moradia, justiça.

Parabéns à Chiquinha e à Quilombo!

“Se morar é um direito, ocupar é um dever”

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.